SEDCAR - Sindicato dos Empregadores Domésticos de Campinas e Região
           
 
 
 
 
HOME
 
SEDCAR
 
NOTÍCIAS
 
DÚVIDAS
 
JURÍDICO
 
e-SOCIAL DOMÉSTICO
 
PLANOS
 
CONTATO
             
 
 
     
NOTÍCIAS
     
 
SEDCAR - Sindicato dos Empregadores Domésticos de Campinas e Região
 

  Notícias

  Editais

  Informativos

  Perguntas Frequentes

  Downloads
 
 
Notícia - Estabilidade após o fim da suspensão de Contrato e Jornada Reduzida 15 de janeiro de 2021
Estabilidade após o fim da suspensão de Contrato e Jornada Reduzida

A estabilidade após o fim da suspensão de contrato e jornada reduzida precisa ser respeitada pelo empregador, desde que a rescisão da empregada doméstica não seja por motivos de justa causa.

Junto com a chegada de 2021, o empregador se viu um pouco confuso sobre as medidas provisórias que rondaram 2020. A MP 936 sobre suspensão de contrato e redução proporcional da jornada foi uma das que mais deram o que falar, e, mesmo tendo se encerrado, deixa consequências por boa parte desse novo ano.

Quer saber melhor sobre as consequências da MP e sobre a estabilidade após o fim da suspensão de contrato e jornada reduzida?

Quais Medidas Provisórias tiveram em 2020 sobre o emprego doméstico?

Basicamente as mudanças de regras, que fugiram totalmente do que sabíamos sobre regras trabalhistas, foram as Medidas Provisórias 927 e 936. Apenas para relembrarmos, a MP 927 era sobre adiantar as férias da doméstica, alterava regras do banco de horas e permitia antecipar os feriados.

Desde que encerrou-se, a MP 927 não trouxe grandes impactos ao empregador e não deixou nenhuma consequência para 2021.

Já a MP 936, que tratava da suspensão de contrato e redução da jornada de trabalho, encerrou-se no dia 31/12/2020, assim como o previsto em Decreto Oficial em uma das ultimas prorrogações. No entanto, a MP ainda deixa questões para o empregador resolver em 2021, como é o caso da estabilidade da doméstica.

Como ficou a estabilidade após o fim da suspensão de contrato e jornada reduzida?

Conforme artigo da MP 936:

Art. 10. Fica reconhecida a garantia provisória no emprego ao empregado que receber o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, de que trata o art. 5º, em decorrência da redução da jornada de trabalho e de salário ou da suspensão temporária do contrato de trabalho de que trata esta Medida Provisória, nos seguintes termos:

I – durante o período acordado de redução da jornada de trabalho e de salário ou de suspensão temporária do contrato de trabalho; e

II – após o restabelecimento da jornada de trabalho e de salário ou do encerramento da suspensão temporária do contrato de trabalho, por período equivalente ao acordado para a redução ou a suspensão.

Por isso, o empregador deve se atentar bem, principalmente no que se refere ao inciso II, pois, para a doméstica que teve o contrato suspenso ou reduzido por 120 dias, o período de estabilidade também será de 120 dias.

Qual penalidade para quem não seguir essa regra?

O empregador que precisar demitir, mesmo dentro do prazo de estabilidade, pode seguir essa ideia, desde que ciente que deverá pagar todos os encargos necessários no caso de rescisão, e mais:

- cinquenta por cento do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário igual ou superior a vinte e cinco por cento e inferior a cinquenta por cento;

- setenta e cinco por cento do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário igual ou superior a cinquenta por cento e inferior a setenta por cento; ou

- cem por cento do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, nas hipóteses de redução de jornada de trabalho e de salário em percentual superior a setenta por cento ou de suspensão temporária do contrato de trabalho.

Importante relembrarmos aqui que a MP prevê essa penalidade para demissões sem justa causa, pois no caso de demissão por justa causa o empregador não terá nenhuma penalidade e deverá seguir a regra desse tipo de rescisão.

Quer ajuda na gestão do emprego doméstico?

Tirando a estabilidade após o fim da suspensão de contrato e jornada reduzida, ainda não sabemos bem o que 2021 terá de novidades sobre os deveres do empregador. Afinal de contas, aprendemos em 2020 que nada é tão exato que não pode mudar.

Fonte: Internet
 
 
SEDCAR - Sindicato dos Empregadores Domésticos de Campinas e Região
 
Sindicato dos Empregadores Domésticos de Campinas e Região
 
 
Campinas: (19) 3235.3007
Ribeirão Preto:
(16) 99640-7411
 
 
INSTITUCIONAL   DÚVIDAS PLANOS
Sede Campinas
Rua Conceição, 233 - Sala 2709
Empresarial Conceição
Centro - Campinas/SP
Palavra do Presidente   Perguntas Frequentes Porque se Associar?

Histórico

 

Downloads

Planos

Certidão Sindical

     

Categorias

  JURÍDICO NOTÍCIAS
Sede Ribeirão Preto
Rua Aureliano Garcia de Oliveira, 372 - Unidade 22 - Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto / SP

Missão

  Serviços

Notícias e Novidades

Base Territorial

 

Atendimento

Editais

Data Base

 

Comunicado

Informativos
    Convenções e Acordos