SEDCAR - Sindicato dos Empregadores Domésticos de Campinas e Região
           
 
 
 
 
HOME
 
SEDCAR
 
NOTÍCIAS
 
DÚVIDAS
 
JURÍDICO
 
e-SOCIAL DOMÉSTICO
 
PLANOS
 
CONTATO
             
 
 
     
NOTÍCIAS
     
 
SEDCAR - Sindicato dos Empregadores Domésticos de Campinas e Região
 

  Notícias

  Editais

  Informativos

  Perguntas Frequentes

  Downloads
 
 
Notícia - HQ mostra racismo e desigualdade entre patroas e empregadas na pandemia de Covid-19 13 de Junho de 2020
HQ mostra racismo e desigualdade entre patroas e empregadas na pandemia de Covid-19

Com mais de 500 mil seguidores, a série "Confinada", dos roteiristas Triscila Oliveira e Leandro Assis, faz sucesso ao retratar de maneira crítica a relação entre patroas e empregadas domésticas em meio à pandemia do novo coronavírus



 



"Uma influenciadora fitness, good vibes, que vê o lado positivo das coisas e cheia de frases motivacionais". Você já deve ter se deparado com um perfil desses em suas redes sociais e é essa a personagem da série de quadrinhos Confinada, da roteirista Triscila Oliveira e do roteirista e quadrinista Leandro Assis.



Nas tirinhas, publicados no perfil do Instagram de Leandro Assis, a influenciadora ganha o nome de Fran e suas atividades do cotidiano, em casa, com as empregadas domésticas, apontam o racismo e a desigualdade social enfrentadas por essas trabalhadoras em meio à pandemia do novo coronavírus, a Covid-19.



De acordo com uma pesquisa feita em abril pelo Instituto Locomotiva, 45% dos empregadores de domésticas diaristas das classes A e B abriram mão do serviço dessas profissionais, sem, no entanto, manter o pagamento das diárias. Ainda segundo o levantamento, outros 23% dos empregadores e empregadoras de diaristas e 39% dos patrões de mensalistas afirmaram que suas funcionárias continuam trabalhando mesmo durante o período de isolamento.



Esse é caso, por exemplo, de Mirtes Renata Santana de Souza, mãe de Miguel Otávio Santana da Silva, que morreu no último dia 2 de junho, aos 5 anos, após cair do 9 andar de um prédio de luxo em Recife, capital de Pernambuco. O menino despencou de uma altura de 35 metros, depois de ser deixado sozinho no elevador pela patroa de sua mãe, Sari Gaspar Côrte Real, que cuidava do garoto enquanto Mirtes passeava com os cachorros da família. Sari foi presa em flagrante por homicídio culposo, pagou fiança de R$ 20 mil reais e responde ao processo em liberdade. A repercussão da tragédia comoveu o país e levou a manifestações contra o racismo estrutural em Recife, em frente ao prédio onde Sari mora com o marido, Sérgio Hacker, e também foi lembrado em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, no último fim de semana, durante protestos pela democracia e contra o racismo, inspirados pelo movimento norte-americano Black Lives Matter (Vidas Negras Importam).

  

Na HQ, as trabalhadoras-protagonistas são Dinah, Marli e Ju. Em uma das tirinhas, elas dizem à patroa, Fran, que precisam “fazer quarentena e cuidar das famílias”. Duas delas são liberadas, mas tem o salário reduzido em 50%.



 



Link completo da notícia



 



 


 
 
SEDCAR - Sindicato dos Empregadores Domésticos de Campinas e Região
 
Sindicato dos Empregadores Domésticos de Campinas e Região
 
 
Campinas: (19) 3235.3007
Ribeirão Preto:
(16) 99640-7411
 
 
INSTITUCIONAL   DÚVIDAS PLANOS
Sede Campinas
Rua Conceição, 233 - Sala 2709
Empresarial Conceição
Centro - Campinas/SP
Palavra do Presidente   Perguntas Frequentes Porque se Associar?

Histórico

 

Downloads

Planos

Certidão Sindical

     

Categorias

  JURÍDICO NOTÍCIAS
Sede Ribeirão Preto
Rua Aureliano Garcia de Oliveira, 372 - Unidade 22 - Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto / SP

Missão

  Serviços

Notícias e Novidades

Base Territorial

 

Atendimento

Editais

Data Base

 

Comunicado

Informativos
    Convenções e Acordos