SEDCAR - Sindicato dos Empregadores Domésticos de Campinas e Região
           
 
 
 
 
HOME
 
SEDCAR
 
NOTÍCIAS
 
DÚVIDAS
 
JURÍDICO
 
e-SOCIAL DOMÉSTICO
 
PLANOS
 
CONTATO
             
 
 
     
NOTÍCIAS
     
 
SEDCAR - Sindicato dos Empregadores Domésticos de Campinas e Região
 

  Notícias

  Editais

  Informativos

  Perguntas Frequentes

  Downloads
 
 
Notícia - Contrato por prazo determinado no emprego doméstico cresce no fim do ano 21 de outubro de 2021
Contrato por prazo determinado no emprego doméstico cresce no fim do ano

O contratante da empregada doméstica por prazo determinado tem que fazer anotação em carteira, recolher FGTS e INSS, entre outras obrigações trabalhistas.

Com a chegada do final do ano, muitas empresas optam por realizar a contratação de trabalhadores temporários. Não é diferente no emprego doméstico. No emprego doméstico existe o contrato por prazo determinado que é uma alternativa procurada por empregadores domésticos que necessitam substituir uma empregada afastada, tomar conta de uma casa durante as férias, ajudar a cuidar de um idoso ou de uma criança, por motivo de viagem.

A Lei Complementar 150, que regulamenta o emprego doméstico, estabelece critérios para que o contrato por tempo determinado seja adotado. Porém, a contratação temporária deve sempre obedecer ao prazo máximo, que é de dois anos. Caso o empregador doméstico queira continuar com a funcionária, ele terá que mudar o contrato de trabalho.

Deve-se assinar a carteira mesmo sendo contrato por prazo determinado:

O empregador, ao contratar uma empregada temporariamente, em regime de tempo definido, deve assinar carteira. Os dados deste contrato devem estar na página de “anotações gerais”. A contratação do trabalhador temporário deve ser feita por meio de contrato escrito, constando o motivo da demanda de trabalho temporário e as modalidades de remuneração da prestação de serviço.

Vale lembrar que o trabalhador temporário não terá direito ao aviso prévio e ao recebimento da multa de 40% sobre o saldo do FGTS. Já que seu contrato terá prazo para terminar. Caso essa demissão aconteça antes da data, o empregador que, sem justa causa, demitir o empregado é obrigado a pagar, a título de indenização, metade da remuneração a que o trabalhador teria direito até o fim do contrato.

Caso a empregada doméstica peça demissão, se ela rescindir o contrato sem justa causa, será obrigada a indenizar o empregador doméstico dos prejuízos causados.

Quais são os direitos trabalhistas a serem pagos?

O contrato temporário por prazo determinado garante todos os direitos trabalhistas para a empregada doméstica, como salário mínimo da categoria ( o empregador deve ficar atento a variação dos valores de alguns Estados) , Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, INSS, décimo terceiro, jornada de trabalho de 44 horas semanais, repouso semanal remunerado, hora extra, adicional noturno, se tiver.
 
 
SEDCAR - Sindicato dos Empregadores Domésticos de Campinas e Região
 
Sindicato dos Empregadores Domésticos de Campinas e Região
 
 
Campinas: (19) 3235.3007
Ribeirão Preto:
(16) 99640-7411
 
 
INSTITUCIONAL   DÚVIDAS PLANOS
Sede Campinas
Rua Conceição, 233 - Sala 2709
Empresarial Conceição
Centro - Campinas/SP
Palavra do Presidente   Perguntas Frequentes Porque se Associar?

Histórico

 

Downloads

Planos

Certidão Sindical

     

Categorias

  JURÍDICO NOTÍCIAS
Sede Ribeirão Preto
Rua Aureliano Garcia de Oliveira, 372 - Unidade 22 - Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto / SP

Missão

  Serviços

Notícias e Novidades

Base Territorial

 

Atendimento

Editais

Data Base

 

Comunicado

Informativos
    Convenções e Acordos